Aprenda como utilizar os modal verbs Can, Could, Should, Must, Will, Would, May e Might
Os Modal verbs: Overview (Visão geral)
Os Modal verbs (na tradução: verbos modais) são verbos que são usados para falar sobre habilidades, permissões, conselhos e possibilidades. Em frases eles geralmente estão sempre com outro verbo. E o benefício dos Modal Verbs é que eles não são conjugados, ou seja, eles não mudarão a forma de escrita ou pronúncia ao serem utilizados com outros pronomes (eu, você, ele, ela, vocês, nós, eles, elas). Eles sempre serão escritos da mesma maneira independente do sujeito, e por isso são únicos, já que outros verbos serão conjugados mediante o tempo verbal e o pronome / sujeito da frase. Outra curiosidade é que os modal verbs não são procedidos pela preposição “to” (em uma regra geral, quando há dois verbos em uma única frase, um próximo do outro, usamos a preposição “to” no meio deles. Isso não acontece quando os modal verbs são utilizados).
Estrutura gramatical e exemplos
A estrutura não é desafiadora. Usamos um sujeito no início da frase, logo em seguida colocamos o modal verb e depois um verbo, e por fim um complemento à frase. Veja os exemplos abaixo onde os modal verbs estão destacados em negrito e o segundo verbo da frase em itálico:
Estrutura gramatical
SUBJECT + MODAL VERB + VERB
Exemplos:
I can learn English – Eu posso aprender inglês
You could study today – Você poderia estudar hoje
He should sleep 8 hours – Ele deveria dormir 8 horas
She must study more – Ela deve / tem que estudar mais
You will travel – Você irá viajar
We would read a book – Nós leríamos um livro
They may go to the concert – Eles talvez / podem ir ao show
I might go to the gym – Eu talvez / poderia ir à academia
CAN / COULD
Ambos os modal verbs Can / Could tem uma relação: eles podem ser usados para falar sobre habilidades. Além disso, cada um tem um “uso extra”:
- Can é usado apenas no Presente. Olhe os exemplos abaixo:
- I can swim – Eu posso nadar
- She can dance – Ela pode nadar
- They can use the computer – Eles (ou Elas) podem usar o computador
- Uso extra: além de falar sobre habilidades, o modal verb Can pode ser usado para falar sobre permissões. Esse uso é mais informal, ou seja, é usado com pessoas mais próximas (por exemplo com amigos e familiares)
- Can I swim? – Eu posso nadar? (Eu tenho permissão para nadar)
- Can she dance? – Ela pode dançar? (Há permissão para ela dançar?)
- Can they use the computer? – Eles / Elas podem usar o computador? (Alguém vai deixar?)
A tradução correta vai depender do contexto. Don’t forget (Não esqueça): “Can pode ser usado para falar sobre habilidades e permissões no presente, de maneira mais informal”
Could
- Could é usado tanto no passado quanto no presente. A primeira explicação está relacionada ao passado. No passado, Could tem a tradução de “podia” – algo que podia acontecer no passado, mas que hoje talvez não aconteça mais. Olhe os exemplos abaixo:
- He could swim – Ele podia nadar (passado – Hoje talvez ele não possa mais por conta da idade ou devido à alguma lesão)
- You could dance – Você podia dançar (passado – Hoje talvez você não possa dançar por falta de tempo, dinheiro ou qualquer outro motivo)
- We could use the computer – Nós podíamos usar o computador (passado – Hoje talvez nós não podemos usar pois foi colocado uma senha, o computador não funciona mais ou qualquer outro motivo)
- Uso extra 1: O modal verb Could pode ser usado no presente, com o sentido de permissão. É muito parecido com a explicação número 2 do modal verb “Can”. A diferença é que Could é mais formal (usado, por exemplo, em empresas, nas escolas ou com pessoas que não temos tanta proximidade)
- Could he swim? – Ele poderia nadar? (Mais formal)
- Could you dance? – Você poderia dançar? (Mais educado)
- Could we use the computer? – Nós poderíamos usar o computador? (Há permissão para nós usarmos?)
- Uso extra 2: Além de permissão, Could pode ser usado como uma possibilidade. É tipo um “talvez” tal pessoa consiga fazer algo. Veja os exemplos abaixo:
- He could swim – Ele poderia nadar (é uma possibilidade)
- You could dance – Você poderia dançar (é uma possibilidade)
- We could use the computer – Nós poderíamos usar o computador (é uma possibilidade, por que não? – Ou talvez um risco)
Novamente: a tradução correta vai depender do contexto. Don’t forget (Não esqueça): “Could pode ser usado para falar sobre habilidades no passado (que tínhamos e hoje não temos mais, e vice-versa). Além disso, ele é usado para falar sobre permissões no presente, de maneira mais formal e educada E por fim, ele pode ser usado para falar sobre possibilidades”.
SHOULD
O modal verb Should é usado com o sentido de “conselho ou recomendação”. Geralmente ele é traduzido como “deveria”. Veja os exemplos abaixo:
- I should go – Eu deveria ir (talvez pra casa, porque está muito tarde; ou em um evento, porque me chamaram e eu acho que vai ser bom)
- He should try – Ele deveria tentar (talvez provar uma comida diferente que ele nunca provou, ou uma vaga de emprego)
- She should go on vacation – Ela deveria sair de férias (talvez porque ela pode – o trabalho permite – ou ela está muito estressada ou qualquer outro motivo)
Em frases negativas, o sentido é o mesmo:
- I shouldn’t go – Eu não deveria ir (pode ser perigoso ou não serei bem aceito ou visto lá)
- He shouldn’t try – Ele não deveria tentar (vai que ele é alérgico à comida ou corre o risco de sofrer um acidente ou ser roubado – dependendo do contexto)
- She shouldn’t go on vacation – Ela não deveria sair de férias (se o chefe souber, ela pode ser mandada embora, ou porque ela nem planejou a viagem e já quer viajar)
E quando há dúvidas se algo deveria ser feito ou não:
- Should I go? – Eu deveria ir? (Será que posso?)
- Should he try? – Ele deveria tentar? (Será que será bom pra ele?)
- Should she go on vacation? – Ela deveria sair de férias? (Será que o RH permite? Será que já é hora dela tirar alguns dias?)
MUST
Diferente do Should, que tem a tradução de “deveria”, o modal verb Must tem a tradução de “Deve”, no sentido de “dever, obrigação ou necessidade”. Ele é parente do verbo “need” (precisar – pois tem o mesmo sentido de necessidade)
- I must drink water – Eu devo beber água (mais que uma necessidade nesse caso, pois o corpo precisa de água)
- He must study English – Ele deve estudar inglês (mais que uma obrigação, seja para uma prova de escola ou para o trabalho)
- We must go now – Nós devemos ir agora (devido á um compromisso que teremos depois ou por conta do horário mesmo)
Em perguntas, nos questionamos quanto a necessidade ou obrigação a ser feita:
- Must I drink water? – Devo beber água?
- Must he study English? – Ele deve estudar inglês?
- Must we go now? – Nós devemos ir agora?
E em frases negativas demonstramos algo que não temos permissão ou necessidade de fazer. Você tem duas maneiras de criar frase negativas com Must: must not ou mustn’t (mais informal)
- I must not / I mustn’t drink water – Eu não devo beber água
- He must not /He mustn’t study English – Ele não deve estudar inglês
- We must not / We mustn’t go now – Nós não devemos ir agora
WILL
O modal verb Will é usado para falar à respeito do futuro, com sentido de intenção ou expectativa. Esse modal verb tem 3 usos específicos, que também são explicados no vídeo dos Modal verbs (que você encontra no final desse post)
- Usamos Will para falar de um futuro que não sabemos “quando” vai acontecer.
- I will travel – Vou viajar (só não sei quando)
- He will sleep early – Ele vai dormir cedo (sabe lá quando)
- She will go to the church – Ela vai pra igreja (quando? Só Deus sabe)
- Usamos Will para fazer promessas.
- We will study more – Iremos estudar mais (promessa essa falada por muitos alunos de inglês)
- I will save money – Vou guardar dinheiro (eita promessa furada, eu só falo mas gasto tudo)
- I will come back home at 10 pm – Vou voltar pra casa às 22h (quem já prometeu para os pais voltar tal horário e voltou mais tarde? Eu fazia isso direto)
- Usamos Will de maneira espontânea. Pense nos seguintes exemplos:
- I will go to the bathroom – Eu vou no banheiro (essa é uma frase muito comum usada quando, espontaneamente, falamos que vamos no banheiro)
- I will drink water – Vou beber água (outra frase bem comum que usamos espontaneamente)
- I will help you – Eu vou te ajudar (de repente você viu alguém com certa dificuldade ou necessidade de ajuda e espontaneamente essa frase sai da sua boca)
WOULD
Eu sempre pergunto para alunos que estudaram em escolas de inglês: “Qual a tradução de “Would”? E mais de 90% respondem: gostaria. E não! O modal verb “Would” significa apenas “ia” – é o nosso sufixo usado no final de verbos. Usamos esse modal verb para falar sobre “hipóteses” ou “desejos”. Preste atenção nos exemplos abaixo:
- I would relax – Eu relaxaria / descansaria (veja que o verbo relaxar está com o sufixo “ia” no final. Em inglês ele é representado pelo modal verb Would que vai antes do verbo. E na frase, temos uma hipótese ou desejo: eu relaxaria se tivesse tempo)
- She would read a book – Ela leria um livro (novamente uma hipótese ou desejo: ela leria uma livro se tivesse trazido ou comprado um, ou se pudesse ler um)
- You would study more – Você estudaria mais (uma hipótese ou desejo: se você se esforçasse mais ou dedicasse mais tempo para estudar)
Em perguntas, temos o mesmo sentido de hipótese ou desejo:
- Would you eat a hamburger? – Você comeria um hamburguer? (Se tivesse fome ou desejo?)
- Would you go to a roller coaster? – Você iria em uma montanha russa? (Você tem coragem ou vontade?)
- Would you binge-watch this serie? – Você maratonaria essa série? (Assistir um episódio depois do outro é algo que você estaria disposto a fazer?)
E em frases negativas:
- I would not / I wouldn’t relax – Eu não relaxaria / descansaria
- I would not / I wouldn’t go to a roller coaster – Eu não iria em uma montanha russa
- I would not / I wouldn’t binge-watch this serie – Eu não maratonaria essa série
MAY / MIGHT – Os modal verbs de dúvida ou probabilidade
Ambos os modal verbs May e Might podem substituir as palavras “maybe / perhaps” (que significam “talvez” em inglês). Em frases afirmativas, eles são usados para indicar dúvida ou probabilidades.
Em termos de dúdiva ou probabilidade, existe a possibilidade de, em frases informais, usarmos o May e Might, onde “may tem uma probabilidade maior de algo acontecer – ou seja, é mais provável e com um pouco mais confiança” do que “might, que é usado para falar com um tom de incerteza ou menor probabilidade”. Veja os exemplos abaixo:
- You may be in trouble – Você talvez esteja com problemas (mais probabilidade)
- You might be in trouble – Você talvez esteja com problemas (menos probabilidade)
- You may get a promotion – Você talvez consiga uma promoção (mais probabilidade)
- You might get a promotion – Você talvez consiga uma promoção (menos probabilidade)
Uso extra do May – May tem a tradução de “poder” no sentido de permissão, e é mais formal em contextos de escrita ou perguntas, substituindo perguntas informais com Can.
- Can I go to the bathroom? – Posso ir ao banheiro? (mais informal)
- May I go to the bathroom? – Posso ir ao banheiro? (mais formal)
- Can she talk to her manager? – Ela pode falar com a gerente dela? (mais informal)
- May she speak to her manager? – Ela pode falar com a gerente dela? (mais formal)
- Can I get a raise? – Eu posso conseguir um aumento salarial? (mais informal)
- May I obtain a raise? – Eu posso conseguir um aumento salarial? (mais formal)
Os semi-modal verbs
Existem também os “semi-modal verbs” (verbos semi-modais) que terão regras parecidas com os modal verbs, mas não iguais. Os semi-modal verbs são:
- Dare – Ousar (no sentido de ser ousado)
- Need – Precisar (de necessidade)
- Ought to – Deveria (muito usado em provas e pouco usado na fala por se tratar de um semi-modal formal – ele substitui Should na linguagem formal) e também usado como probabilidade
- Used to – Costumar fazer algo (de ter o costume – esse semi-modal verb é usado apenas no passado, com costumes ou hábitos que aconteciam no passado mas hoje não acontecem mais)
Uma curiosidade desses quatro semi-modal verbs mencionados acima está na forma negativa:
- Dare / Daren’t
- Ought to / Oughtn’t to – perguntas com esse semi-modal verb são raros
- Need / Needn’t (no presente) / didn’t need to ou didn’t have to (no passado)
- Used to / didn’t use to / used not to (mais formal)
Video – Os modal verbs
Assista abaixo o vídeo explicando os Modal verbs Can / Could / Should / Must / Will / Would