Gramática

Present Perfect

0
Please log in or register to do it.

Quando estudamos inglês, aprendemos algo bem curioso que não existe na língua portuguesa: existem dois passados em inglês. Um (mais fácil gramaticalmente falando) é o Simple Past. O outro (mais desafiador) é o Present Perfect. Nesse post, vou te ensinar a distinguir um do outro e te ajudar a usar, com mais frequência, o Present Perfect.

Como usar o Present Perfect no dia a dia

A gramática do Present Perfect é uma das gramáticas mais desafiadoras para alunos que saem do nível básico e entram no nível intermediário, devido à regras que precisam ser seguidas. Mas vou tentar facilitar a vida de todos que irão ler esse post para que vocês possam implementar essa gramática na fala de vocês de forma mais natural.

A tradução de frases com Present Perfect

A primeira regra que ensino para todos os meus alunos é que o Present Perfect é traduzido que nem o Simple Past. Veja as frases abaixo para você fazer uma comparação:

Tradução da fraseFrase com Simple PastFrase com Present Perfect
Eu trabalhei.I worked.I have worked.
Você andou no parque.You walked in the park.You have walked in the park.
Ele ignorou a mensagem.He ignored the message.He has ignored the message.
Ela estudou.She studied.She has studied.
Nós checamos o email.We checked the email.We have checked the email.
Eles / Elas viajaram.They traveled.They have traveled.

Note que as frases tanto no Simple Past quanto no Present Perfect tem a mesma tradução. A diferença está na estrutura gramatical. Note também que, nos exemplos acima, utilizei apenas verbos regulares (que terminam com ED), mas é possível formarmos frases com verbos irregulares. Além disso, o Present Perfect também pode ser traduzido não só no passado, mas também no presente. Vamos ver detalhadamente como aprender e utilizar a gramática do Present Perfect.

Diferenciando o Simple Past do Present Perfect

O Simple Past e o Present Perfect são usados para falar de coisas relacionadas ao passado. Mas a grande diferença está nas “keywords” (palavras-chave). O Simple Past possui 3 palavras-chave importantes para sabermos quando usarmos essa gramática:

  • Yesterday – Ontem
  • Last – Passado / Passada
  • Ago – Atrás

Essas palavras-chave estão relacionadas ao Simple Past. Ou seja, tudo o que aconteceu em um passado que não volta mais – que eu chamo de “ciclo fechado” – será usado com a gramática do Simple Past. Veja alguns exemplos:

Tradução da fraseFrase com Simple Past
Eu comi uma coxinha ontem.I ate a coxinha yesterday.
Você viajou pra Bahia mês passado.You traveled to Bahia last month.
Eles leram um livro 2 horas atrás.They read a book two hours ago.

Memorizando as palavras “yesterday”, “last” e “ago” fica mais fácil lembrar quando usar o Simple Past: em um ciclo fechado, um momento que não volta mais. Agora vamos as regras do Present Perfect.

As duas regras de ouro do Present Perfect

Eu sempre ensino essas duas regras para meus alunos:

  1. Usamos o Present Perfect em frases em que não mencionamos “quando” alguma situação aconteceu.

Essa é a primeira regra básica. Se você não mencionar “quando algo aconteceu”, use o Present Perfect para começar a praticar e automatizar o uso dele na sua escrita ou fala. Veja alguns exemplos:

  • Eu comi um bolinho. (Eu disse quando? Não! Então nesse caso vou usar o Present Perfect para começar a implementar essa gramática na minha fala)
  • Fui no dentista. (Eu disse quando? Não! Então nesse caso vou dar preferência à gramática do Present Perfect para me acostumar a usá-la com mais frequência)
  • Eles estudaram álgebra. (Eu disse quando? Não! Acho que nesse terceiro exemplo você já deve ter percebido qual gramática vou dar preferência para automatizar na minha mente ao falar algo do passado, onde o “quando” não é mencionado)

Seguindo essa primeira regra, sua percepção de compreensão (ao perceber outras pessoas usando Present Perfect) e de fala (ao começar a usar a gramática do Present Perfect em frases onde não foi mencionado “quando” uma situação ocorreu) mudam.

  1. A segunda regra está ligada as keywords (palavras-chave) que podem ser usadas com o Present Perfect. Vamos pensar assim: A diferença do Simple Past e do Present Perfect está nas palavras-chave. O Simple Past, usado para falar de ações no passado, menciona um “ciclo fechado”, algo que não volta mais. Já o Present Perfect menciona o que eu chamo de “ciclo aberto”, ou seja, um período do tempo em que ainda não se encerrou. Veja alguns exemplos para você entender esse contexto de “ciclo aberto” com palavras-chave do Present Perfect.
  • Eu comi um bolinho hoje. (Essa ação está no passado porque eu comi um bolinho. Mas o período de “hoje” já encerrou? Não. Por isso, “hoje” é um ciclo aberto, ou seja, um tempo que não se encerrou. Nesse caso, essa palavra é uma palavra chave do Present Perfect, e por isso vou dar preferência à gramática do Present Perfect ao traduzir a frase do português para o inglês).
  • Fui ao dentista essa semana. (Essa ação está no passado porque eu fui ao dentista. Mas o período “dessa semana” já encerrou? Não. Por isso, “essa semana” é um ciclo aberto, ou seja, um tempo que não se encerrou. Nesse caso, essa palavra é uma palavra chave do Present Perfect, e por isso vou dar preferência à gramática do Present Perfect ao traduzir a frase do português para o inglês).
  • Eles estudaram álgebra recentemente. (Essa ação está no passado porque eles estudaram álgebra. Mas se algo é “recente”, esse período não se encerrou. Nesse caso, a palavra “recentemente” é um ciclo aberto, que se torna uma palavra chave do Present Perfect, e por isso vou dar preferência à gramática do Present Perfect ao traduzir a frase do português para o inglês).

Com a tabela abaixo você consegue distinguir melhor o uso do Simple Past (ciclos fechados) e do Present Perfect (ciclos abertos).

Simple Past keywordsPresent Perfect keywords
YesterdayToday
LastThis
AgoRecently

Essas keywords (palavras-chave) são o gatilho para você lembrar das regras, tanto do Simple Past (algo que aconteceu no passado e que não volta mais) quanto do Present Perfect (algo que aconteceu no passado mas o tempo ainda não se encerrou).

Criei alguns exercícios para todos trabalharem a gramática do Present Perfect e outras conjugações verbais

Exercício 01 – Present Perfect ou Simple Past?

A maneira informal do Present Perfect

Na linguagem informal, existe o que é chamado de “contraction” (contração). As “contractions” (contrações) são usadas na fala e na escrita para representar uma linguagem informal, usada entre amigos e pessoas muito próximas ou em contextos informais. Veja a tabela abaixo com as maneiras formais e informais, das formas afirmativas e negativas:

Formal – affirmativeInformal – affirmative
I haveI’ve
You haveYou’ve
He hasHe’s
She hasShe’s
It hasIt’s
We haveWe’ve
They haveThey’ve
Formal – negativeInformal – negative
I have notI haven’t
You have notYou haven’t
He has notHe hasn’t
She has notShe hasn’t
It has notIt hasn’t
We have notWe haven’t
They have notThey haven’t

Exercícios 02 e 03 – Formal, informal e negativas

A 3ª coluna dos verbos irregulares

Antes de analisarmos detalhadamente como usar as keywords (palavras-chave) com a gramática do Present Perfect, vamos analisar os verbos irregulares.

Se você não lembra, existem dois tipos de verbos que são utilizados no passado:

  • Os verbos regulares – Que terminam com ED, mas tem 03 sons diferentes
  • Os verbos irregulares – Que não seguem regra e precisamos memorizar as mudanças de cada um

Quando os verbos irregulares são usados no passado, temos que atentar à mudança e gramática usada:

Simple PresentSimple PastPresent Perfect
I eat pizza.I ate pizza yesterday.I’ve eaten pizza this week.
She drinks wine.She drank wine last week.She’s drunk wine recently.
We drive to work.We drove to work on Monday.We’ve driven to work.

O verbo “eat” (comer) no passado pode ter duas conjugações: “ate” ou “eaten”. A escolha vai depender da gramática e do sentido da frase, por conta das keywords (palavras-chave). A mesma coisa acontece com o verbo “drink” (beber) que, no passado, pode se transformar em “drank” ou “drunk”. Atente-se à tradução para você escolher o verbo correto, por conta de cada gramática e suas regras.

A lista dos verbos irregulares – 1ª, 2ª e 3ª coluna

Acesse a lista no link disponível aqui e veja mais algumas dicas que deixei nesse link>>> https://englishlinker.com/blog/third-column-irregular-verbs/

Eu criei uma lista com todos os verbos irregulares. Mas minha lista é diferente de muitas listas que estão disponíveis online ou no final dos livros. Eu coloquei os verbos mais comuns em uma tabela, os verbos que tem dois tipos de conjugação em outra tabela separada, e mais uma tabela com o restante dos verbos. E para você memorizar essas mudanças nos verbos irregulares, você precisa criar frases na seguinte ordem:

  • Simple Present: I wake up at 6 am. (Eu acordo às 6 da manhã)
  • Simple Past: I woke up at 6 am yesterday. (Eu acordei às 6 da manhã de ontem)
  • Present Perfect: I have / I’ve woken up at 6 am this week (Acordei às 6 da manhã essa semana)

Exercício 04 – Verbos irregulares com Present Perfect

Basic keywords – Palavras-chave básicas

Vimos que uma das regras mais básicas está nas keywords (palavras-chave) ou time expressions (expressões temporais). Segue uma lista com as keywords mais básicas:

Simple PastPresent PerfectTradução – Present Perfect
YesterdayTodayHoje
Last night / week / month / yearThis week / month / yearEssa semana / mês / ano
2 minutes / hours / days agoRecently / LatelyRecentemente / Ultimamente
So far / Until nowAté agora

Essas palavras podem ser utilizadas antes das frases ou depois. E por essas palavras-chave você já começa a identificar a diferença entre as gramáticas. Veja alguns exemplos:

Simple Past – I danced last night.
Present Perfect – I’ve danced recently.

Simple Past – Yesterday I worked.
Present Perfect – Today I’ve worked.

Frases sem keywords (palavras-chave)

No inglês americano, se não mencionamos “quando” uma situação ocorreu no passado, usaremos Present Perfect. Agora se mencionarmos quando algo aconteceu, temos que nos atentar as keywords (palavras-chave) que iremos usar. Abaixo você estudará mais algumas keywords específicas do Present Perfect.

Keyword – Ever

Essa primeira palavra tem alguns usos. O primeiro uso é na pergunta: “Have _____ ever..?” ou “Has ______ ever…? com saber de experiências passadas de alguém ou de conhecer melhor a pessoa

  • Have you ever…? – Você já….? – Alguma vez na vida
  • Has he / she ever…? – Ele / ela já…? – Alguma vez na vida

Segue alguns exemplos com tradução:

  • Have you ever traveled abroad? – Você já viajou pra fora? (alguma vez na vida?)
  • Has she ever studied French? – Ela já estudou francês? (alguma vez na vida?)
  • Have they ever watched this movie? – Eles já assistiram esse filme? (alguma vez na vida?)

Veja a tabela abaixo. E não esqueça: a keyword (palavra chave) “ever” é usada em perguntas com a gramática do Present Perfect.

Have / Hassubjecteververb + complementQuestion mark
Haveyoueverbaked a cake?
HaveIevercooked a lot?
Hasheevertalked to her?
Hassheeverplayed video games?
Hasitevercaused any trouble?
Haveweevercalled him?
Havetheyeverencouraged you?

Keyword – Already

Essa keyword (palavra chave) também significa “já” (que nem a keyword anterior), porém ela tem dois usos diferentes:

  • “Already” é usada em frases afirmativas
  • “Already” é usada em perguntas, com sentido de mostrar surpresa
  1. Nos exemplos abaixo, usaremos “already” em frases afirmativas:
  • I have / I’ve already planted a tree – Eu já plantei uma árvore
  • She has / She’s already used my cellphone – Ela já usou meu celular
  • They have / They’ve already bullied me – Ele já fizeram bullying comigo
  1. Nos exemplos abaixo, usaremos “already” em perguntas, com sentido de mostrar surpresa:
  • Have you already cooked? – Você já cozinhou? (Nossa! Fiquei surpreso agora)
  • Has he already dumped her? – Ele já terminou com nela? (Caraca! Surpresa total!)
  • Have we already lived here? – Nós já moramos aqui? (Que surpresa, não lembrávamos)

Keyword – Just

“Just” é usada em frases afirmativas com a gramática do Present Perfect e tem a tradução de “acabar de” (fazer algo ou acontecer). Veja alguns exemplos:

  • I have / I’ve just talked to my girlfriend – Eu acabei de falar com minha namorada
  • He has / He’s just checked his email – Ele acabou de checar o email dele
  • It has / It’s just started to rain – Acabou de começar a chover / Começou a chover (bem agora aconteceu isso)

Exercício 05 – Keywords “Ever, Already, Just”

Keyword – Yet

“Yet” tem dois usos, e cada uso vai trazer uma tradução diferente usada com a gramática do Present Perfect:

  • Em perguntas terá a tradução de “já”
  • Em frases negativas terá a tradução de “ainda”
  1. Se “yet” for usado em perguntas, a tradução será de “já” – no sentido de ter feito ou não uma ação. Por exemplo:
  • Have you studied yet? – Você já estudou? (Essa ação foi feita ou não?)
  • Has she taken a shower yet? – Ela já tomou banho? (Ela já fez ou não fez a ação?)
  • Have they cleaned the house yet? – Eles já limparam a casa? (A ação foi feita ou não?)
  1. Se “yet” for usado em negativas, a tradução será de “ainda” (não foi concluída) e nesse caso, usaremos a negativa da gramática do Present Perfect: Have not / Haven’t ou Has not / Hasn’t
  • I have not / haven’t studied yet – Eu ainda não estudei.
  • She has not / hasn’t taken a shower yet – Ela ainda não tomou banho.
  • They have not / haven’t cleaned the house yet – Eles ainda não limparam a casa.

Exercício 06 e 07 – Yet e Keywords Ever / Already / Yet

Keyword – For / Since

Quando usamos essas duas palavras-chaves, além das frases serem traduzidas no passado, elas também poderão ser traduzidas no presente, com o sentido de falar o período de algo que começou no passado e ainda perdura no presente.

  • She’s lost flexibility since the accident – Ela perdeu a flexibilidade desde o acidente.
  • You’ve improved your speaking skills – Você melhorou suas habilidades de fala
  • I’ve lived here for 5 years – Eu moro aqui há 5 anos
  • We’ve known each other since 2020 – Nós nos conhecemos desde 2020

“For” e “since” não são usados no presente, por isso que, mesmo as frases podendo ser traduzidas no presente, elas fazem parte da gramática do Present Perfect.

Exercício 08 – For / Since

Exercício 09 – Keywords do Present Perfect

Para finalizar esse post, faça o exercício de todas as keywords (palavras-chave) usadas com o Present Perfect:

TH sound - O som do TH
A terceira coluna dos verbos irregulares

Your email address will not be published. Required fields are marked *