Dicas do English Linker

Como usar o dicionário em inglês

0
Please log in or register to do it.

Saber usar um dicionário em inglês online pode ser uma habilidade muito útil para melhorar seu vocabulário e compreensão da língua. Nesse post vou te mostrar como usar um dicionário em inglês de maneira eficaz.

Interprete os símbolos fonéticos

Uma maneira bem interessante de você memorizar sons e melhorar sua pronúncia são pelos símbolos fonéticos. Eles geralmente aparecem abaixo da palavra pesquisada. No Google tradutor esse símbolos também aparecem, embaixo da palavra pesquisada em inglês. Nas duas figuras abaixo, o símbolo fonético de “colonel” é /ˈkərnl/ no Google tradutor, e no dicionário da Cambridge (imagem abaixo), o símbolo fonético aparece como /ˈkɝː.nəl/. Esses símbolos fonéticos representam sons.

Cada símbolo fonético usado em uma palavra representa um som. Ao associar o símbolo fonético com um som específico, ao longo do tempo você consegue identificar a pronúncia correta de uma palavra sem mesmo conhecer o significado ou tradução dela. Esses símbolos são como notas musicais. Faça essa assimilação para memorizar o som de cada símbolo fonético.

Ouça a palavra que você está pesquisando

Em muitos dicionários online – incluindo o Google tradutor – é possível ouvirmos a pronúncia de cada palavra pesquisada. Existe um ícone de som para você clicar. Clique nele, ouça a pronúncia da palavra e repita ela em voz alta.

Repita a palavra pesquisada em voz alta

Se os sons de muitas palavras foram gravados nesses dicionários – incluindo o Google tradutor – porquê não repetir as palavras em voz alta? Essa é uma prática que muitas pessoas fazem mentalmente. Porém já tive vários relatos de alunos que dizem: quando eu me imagino falando inglês fica perfeito, mas quando abro a boca, toda a pronúncia que eu tinha em mente sai bem diferente. Então não deixe de ouvir e pronunciar as palavras que você pesquisar em voz alta.

Atente-se à explicação da palavra e exemplos

Eu gosto de usar o dicionário da Cambridge em inglês (sem tradução) porque, além da base de símbolos fonéticos bem apresentados (em ambos os sotaques, americano e britânico), sons gravados em dois sotaques diferentes, há também uma explicação bem detalhada da palavra, onde eu deduzo a tradução da palavra – e quando eu não consigo, eu coloco a palavra no Google tradutor ou Chat GPT – e há exemplos contextualizando essa palavra. Ver exemplos de uso da palavra é uma forma importante de aprender a usar corretamente aquela palavra.

Busque frases prontas

Nem todos os dicionários tem o ícone de som, porque é possível pesquisar frases ao invés de palavras. E nesse caso, outro dicionário que gosto de usar é a área “Idioms” do The Free Dictionary (https://idioms.thefreedictionary.com/). Existem frases prontas em inglês conhecidas como “idioms”, que são expressões idiomáticas. Olhe o exemplo abaixo, onde Water under the bridge equivale à nossa expressão “águas passadas” Embaixo da explicação da frase há um exemplo, contextualizando a frase.

O Thesaurus – A expansão de vocabulário por sinônimos e antônimos

Existemum dicionário bem curioso chamado Thesaurus. Ele mostra sinônimos e antônimos de uma palavra pesquisada. Veja o exemplo na palavra Happy (feliz) abaixo. O Thesaurus (que também pode ser encontrado em outros dicionários online) te ajuda a aumentar o vocabulárioe com ele:

  • é possível ouvir a pronúncia da palavra
  • Você vê a classificação gramatical – adjetivo nesse exemplo
  • A lista de palavras que mais assemelham à palavra Happy e também uma lista de antônimos que pode ser usada
  • No menu do lado esquerdo você vê consegue ver exemplos de uso da palavra Happy
Simple Past