Estudar inglês: Por onde começar?

Cada um é cada um! Isso é um fato. Mas as vezes temos algo em comum. Vou te apresentar um problema e uma solução e veja se você concorda comigo:

  • Problema: quero começar estudar inglês
  • Solução: Comece separando 05 ou 10 minutos de estudo, durante 3x por semana ou 5x na semana, para você conseguir fazer disso uma rotina.
  • Problema: mas por onde eu começo?
  • Solução: Eu vou te mostrar a solução nesse vídeo! E você precisa acreditar em mim. E quando você chegar ao final desse vídeo, eu vou acreditar que você vai parar de ficar pensando, postergando, ignorando ou fazendo corpo mole e vai agir!

Tudo que precisa ser dito já foi dito. Mas já que ninguém estava ouvindo, é preciso dizer outra vez.
André Guildes.

Tente estudar sozinho

Meu site e redes sociais possuem conteúdos para todos os níveis, desde gramática até vocabulário. Estou atualizando meu site constantemente para te ajudar a aprender inglês e no segundo semestre de 2024 novos conteúdos de áudio serão implementados. O importante é tentar. Só tentando que você vai avaliar se consegue estudar sozinho ou não. É claro que, se não for fácil, você pode seguir as dicas que vou dar nesse post para te dar uma direção melhor no início dos seus estudos.

Faça aulas experimentais em escolas ou com professores particulares

Aulas testes ou aulas experimentais geralmente são gratuitas, seja em escolas de ensino da língua inglesa ou com professores particulares. Qual escolher? Veja abaixo duas dicas:

  • se matricular em uma escola caso você tenha tempo e prefira um método de livros, já que o ensino tende a ser completo
  • contratar um professor ou professora particular caso você não tenha tanto tempo e prefira um método mais personalizado, para suas necessidades e com foco mais específico naquilo que você precisa praticar

Eu sempre faço uma sondagem para ver o que ele ou ela precisa, estabeleço uma meta e crio um plano de ação para ajudá-lo (ou ajudá-la) a estudar. Sempre que necessário, faço modificações ou puxões de orelha para ajudar o aluno a manter o ritmo de contato com a língua inglesa.

Escolha uma habilidade urgente

Eu sempre pergunto pro aluno qual é a área que ele ou ela precisa usar constantemente, e a resposta mais comum que eu ouço é a comunicação verbal. Essa é a habilidade mais usada nas ruas, lojas, em viagens e nas empresas, por exemplo. Mas muitas pessoas acabam estudando inglês de maneira errada.

Como as pessoas estudam inglês: Gramática – Escrita – Leitura – Fala – Pronúncia

Como eu ensino: Fala – Pronúncia – Gramática – Leitura – Escrita

Não esqueça: escolha uma habilidade em inglês que você precisa desenvolver o quanto antes.

Geralmente as pessoas precisam desenvolver primeiramente a fala.

Escolha algo que você goste ou que precise aprender

Tudo o que você aprende é necessário, mas é possível priorizar conteúdos para serem aprendidos antes e depois.

Como muita escola ensina inglês: vocabulário de cores – números – roupas – saúde

Como eu ensino: eu pesquiso, com o aluno ou aluna, o que ele precisa usar. E através disso, eu ajudo ele ou ela a praticar esse vocabulário específico.

É necessário sabermos um vocabulário básico, como cores, números, roupas, etc. Mas é fundamental saber o vocabulário que você vai utilizar, seja em uma viagem, ou em uma apresentação de trabalho. Essa escolha é importante para ajudar você memorizar o que é importante e/ou urgente. No seu tempo livre, você pode estudar outro tipo de vocabulário que você não vai usar constantemente, mas ainda sim você precisa saber.

Estou colocando vários conteúdos com áudio no meu site, e principalmente no Youtube, você vai ver eu enfatizando a pronúncia para te ajudar a memorizar como falar uma palavra ou frase em inglês. Não deixe de conferir:

Não deixe de ouvir aquilo que você precisa aprender

A maioria dos alunos que atendo tem uma reclamação parecida: Não consigo entender o que os gringos falam. Por que? Dependeram muito da escrita e leitura, e pouco da compreensão e repetição.

Como muitas pessoas estudam: com livros, baseado na escrita e leitura, sem ouvir, sem imitar e sem se desafiar com exercícios de compreensão

Como eu ensino: ensino pronúncia, corrijo a fala, mostro a leitura, e trabalho compreensão através de exercícios de áudio e escrita

Quando você imita “como” um americano ou britânico fala, você consegue entender. Se você conseguir falar que nem um gringo, suas chances de entendê-lo vão aumentar muito, porque foi esse mesmo processo de imitação que fez com que você falasse português hoje.

Mantenha contato com a língua todo o dia, se possível

Todos temos as mesmas possibilidades: temos 24 horas por dia, 7 dias na semana. É possível você manter contato com a língua inglesa todo o dia. Mas você precisa manter a rotina para fazer mudanças gradativas.

Como muitas pessoas estudam: 1 hora por semana com professor. Quando dá tempo, ele ou ela estuda ou faz os exercícios pendentes.

Como eu ensino: planejar estudar ou manter contato com a língua inglesa 3x por semana, no mínimo, e monitorar se está conseguindo manter esse ritmo. Mudar se necessário.

A mudança de rotina acontece depois que você manter o ritmo de uma mesma rotina durante 2 ou 3 meses. Comece aos poucos, nem que seja 5 minutos por dia. Se você percebeu que, durante 2 ou 3 meses, você está se dedicando e estudando durante 5 minutos, ai você vai conseguir aumentar o tempo de contato com a língua inglesa.

É começando aos poucos que você vai, gradativamente, mudando e melhorando sua rotina de estudos. Veja abaixo uma lista para mudar sua rotina gradativamente. Faça essa mudança após 2 ou 3 meses meses de constância na mesma rotina:

  • 01 – rotina nos 3 primeiros meses: Estudar 3x por semana, 5 ou 10 minutos por dia.
  • 02 – Extensão de rotina após 2 ou 3 meses: Estudar 4x por semana, 10 ou 15 minutos por dia.
  • 03 – Prioridade de rotina, após 5 ou 6 meses: Estudar 5x por semana, 15 ou 30 minutos por dia.
  • 04 – Aumentar tempo de estudos ou um dia: Aumentar 1 dia de estudo, estudando 6x por semana, ou aumentar o tempo de estudos para 35 ou 45 minutos

Estabeleça o que você vai estudar por dias

Como estudar uma língua demanda atenção e tempo, temos 7 dias na semana para tentarmos nos organizar quanto ao que estudar por dia. Então veja essa referência que fiz e estabeleça o que você vai estudar a cada dia. Vou iniciar os exemplos pela segunda-feira, mas você pode iniciar isso no dia seguinte ao que você se dedicou a estudar (por exemplo, você estudou na quarta: inicie o procedimento abaixo na quinta; você teve aula na escola ou com o professor particular no sábado: inicie o procedimento abaixo no domingo ou segunda).

  • Segunda: fazer revisão do que foi estudado no dia anterior e ouça algo em inglês. Isso vai ajudar você a reter melhor as informações aprendidas ou praticadas.
  • Terça: fazer os exercícios pendentes ou produzir sentenças e frases, escritas ou verbais com o conteúdo da revisão. Dessa maneira, você está fortalecendo sua memória quanto ao que você estudou dois dias atrás e revisou no dia anterior.
  • Quarta: tente lembrar de 10 palavras ou expressões que você aprendeu no dia principal de estudos ou tente aprender algum conteúdo que você ainda não conseguiu reter. É normal esquecermos de pelo menos uma palavra ou regra gramatical ou de pronúncia ao longo dos dias. Por isso é importante você fazer testes com sua memória, para fortalecê-la e ajudar você a manter contato com a língua inglesa
  • Quinta: ouça músicas, podcasts, assista algum vídeo de ensino ou qualquer outro conteúdo (do meu site, por exemplo, ou nos streamings) para aprender. é importante você tentar expandir seu conhecimento com complementos do que você estudou ou com conteúdos novos para serem usados. Se você conseguir ouvir algo em inglês todos os dias, seja através de uma série, filme, música ou podcast, além dos vídeos nas redes sociais que tenham o inglês como língua falava, isso já vai te ajudar a praticar mais sua compreensão e pronúncia.
  • Sexta: lembre-se mentalmente do que você estudou ou aprendeu, e verbalize. Esse é um dos melhores exercícios mentais que você pode fazer: relembrar palavras, frases, regras de pronúncia ou gramática, mas sem ver o material. E falar tudo em voz alta. Você precisa se ouvir para conseguir melhorar seu inglês (caso estude sozinho) ou você pode gravar e mandar alguns conteúdos pro seu professor ou professora de inglês.

Essas são algumas maneiras de você flexibilizar seus estudos. Você pode pedir orientação para os professores da sua escola de ensino de língua inglesa ou pro seu professor ou professora particular, para você ir criando um hábito de constante contato com inglês. Espero ter dado uma orientação inicial para você dar os primeiros passos.

Share:

You May Also Like

Veja também:

Dicas de como melhorar sua memória. Exercícios e práticas usadas em aulas particulares do English Linker.
Aprenda a usar o dicionário, através dos símbolos fonéticos, pronúncia, descrição e exemplos
Conheça o Anki - sistema de repetição espaçado - para memorizar conteúdos a longo prazo. E faça o download gratuito...