Gramática

If conditionals

0
Please log in or register to do it.

As condicionais com “if” são estruturas de frases em inglês que nos ajudam a falar sobre diferentes possibilidades e resultados. Nós as usamos quando queremos imaginar o que poderia acontecer em certas situações, e com elas podemos expressar coisas que podem ou não ser verdadeiras, coisas que podem acontecer no futuro ou coisas que poderiam ter acontecido no passado.

Por que aprender a estrutura das “if” conditionals?

As “if conditionals” nos ajudam a explorar diferentes possibilidades e situações. Elas são como ferramentas que nos permitem brincar com ideias e expressar nossos pensamentos de uma maneira mais interessante.

Don’t forget (Não esqueça): Frases com condicionais “if” indicam uma relação de causa e efeito, onde a realização de uma ação resultará em um resultado específico.

Zero Conditional

A primeira regra das condicionais é conhecida como “Zero Conditional”, ou Condicional Zero, e é usada para expressar situações gerais e verdadeiras. Ela indica que uma ação ocorre sempre que uma condição específica é cumprida.

Estrutura gramatical:

Condition: If + Simple Present / Result: Simple Present

A condição e o resultado da frase estarão no presente, conhecido em inglês como Simple Present.

Exemplos:

  • If I sleep, I relax.
    (Se eu dormir, eu descanso – uma situação geral)
  • If you touch fire, you get hurt.
    (Se você tocar no fogo, você se queima – uma situação verdadeira)
  • If you heat water, it boils.
    (Se você esquentar água, ela ferve)

As estruturas das frases consistem em “if” (se) seguido pelo presente simples, e depois o presente simples novamente. Por exemplo: “Se você aquece gelo, ele derrete.”

Exercício – Zero Conditional

First Conditional

A First Conditional, ou Primeira Condicional, é usada para expressar situações reais e possíveis no futuro. Ou seja, uma condição “if” no presente expressará uma possível situação no futuro.

Estrutura gramatical:

Condition: If + Simple Present / Result with a modal verb: Will / Can / May / Shall

A condição da frase estará no presente (Simple Present), mas no resultado usaremos os Modal Verbs Will (mais comum), Can, May ou Shall (acesse esse link caso você não saiba como usar os verbos modais) para dar uma conotação no futuro.

  • If you work out, you will lose weight.
    (Se você se exercitar, você irá perder peso).
  • If you study English, you can pass the test.
    (Se você estudar inglês, você poderá passar no teste)
  • If you save money, you may buy a new laptop.
    (Se você guardar dinheiro, você poderá comprar um novo notebook)
  • If I get a driver’s license, I shall drive your car
    (Se eu tiver uma carta de motorista, eu vou poder dirigir meu carro)

Don’t forget: Frases com first conditional são usadas para expressar possibilidades reais no futuro. A estrutura gramatical da First Conditional é feita com a condição “if” usada no presente, e o resultado com um dos Modal verbs (verbos modais): Can, May, Will ou Shall.

Exercício – First Conditional

Second Conditional

Frases com a Second Conditional, ou Segunda Condicional, são usadas para falar sobre situações hipotéticas, imaginárias ou improváveis, seja no presente ou no futuro. Essa estrutura expressa a ideia de “e se”, onde algo que não é real ou provável está sendo considerado.

Estrutura gramatical

Condition: If + Simple Past / Result with a modal verb: Would / Could / Might / Should

A condição da frase estará no passado (conhecido como Simple Past), mas no resultado usaremos os Modal Verbs Would (mais comum), Could, Might ou Should (acesse esse link caso você não saiba como usar os verbos modais) para dar um sentido de situação hipotética ou no presente ou futuro.

  • If you worked out, you would lose weight.
    (Se você se exercitasse, você perderia peso).
  • If you studied English, you could pass the test.
    (Se você estudasse inglês, você poderia passar no teste)
  • If you saved money, you might buy a new laptop.
    (Se você guardasse dinheiro, você poderia comprar um novo notebook)
  • If you got a driver’s license, you should drive my car.
    (Se você tivesse uma carta de motorista, você deveria dirigir meu carro)

Don’t forget: a Second Conditional é usada para falar de situações fictícias, ou seja, coisas que são imaginárias, sejam essas situações no presente ou no futuro.

Exercício – Second Conditional

Third Conditional

No caso da Third Conditional, ou Terceira Condicional, as situações também serão hipotéticas, mas relacionadas ao passado, ou seja, são circunstâncias impossíveis de terem acontecido de outra forma no passado.

Na minha opinião, a parte mais desafiadora de construir frases está na estrutura gramatical, visto que é necessário saber a conjugação dos verbos no passado particípio (a famosa terceira coluna dos verbos irregulares)

Estrutura gramatical

Condition: If + Past Perfect / Result with a modal verb and the Present Perfect: Would / Could / Might / Should + have

No caso da Third Conditional, usaremos o Past Perfect na condição IF e o resultado terá os Modal verbs Would, Could, Might ou Should e depois o Present Perfect.

  • If you had worked out, you would have lost weight.
    (Se você tivesse se exercitado, você teria perdido peso – Você não se exercitou, por isso não perdeu peso – Situação hipotética, impossível de ter acontecido de maneira diferente no passado)
  • If you had got a driver’s license, you should have driven my car.
    (Se você tivesse uma carta de motorista, você teria dirigido meu carro – Nesse caso, você não tinha licença para dirigir, por isso você não dirigiu meu carro – Situação impossível de ter acontecido de maneira diferente no passado)
  • If you had studied English, you could have passed the test.
    (Se você tivesse estudado inglês, você poderia ter passado no teste – Nesse exemplo, você não estudou, e por isso não passou no teste – Situação hipotética, ou seja, ela não poderia ter sido diferente – a não ser que você tivesse estudado, o que não foi o caso)
  • If you had saved money, you might have bought a laptop.
    (Se você tivesse guardado dinheiro, você poderia ter comprado um notebook – Não guardou, não teve dinheiro para comprar. Simples assim)

Don’t forget: Third conditional sentences (frases na terceira condicional) expressam arrependimento ou imaginação sobre o passado.

Cada tipo de condicional tem uma finalidade específica e suas próprias regras gramaticais. Elas nos permitem comunicar uma variedade de situações e possibilidades de maneira clara e eficaz.

Exercício – Third Conditional

Youtube video – If conditionals

Assista o vídeo abaixo para você aprender a usar as If conditionals, assim como foi explicado nesse post:

Guerra em Israel
Abreviações em inglês