Pronúncia

ED ending – A pronúncia dos verbos ED

0
Please log in or register to do it.

As 03 pronúncias do ED

Na parte escrita, é fácil reconhecer um verbo regular: ele já está no passado e termina com ED. Já na pronúncia, ele se torna um desafio pois há 03 (três) sons diferentes para o ED. Sim! Uma única escrita ED possui 03 (três) sons diferentes, e existem regras para que você possa pronunciá-los (e entendê-los) corretamente.

Ouça o áudios abaixo e acompanhe a explicação nas tabelas e textos

O primeiro som ED – T sound

Veja abaixo uma tabela com verbos regulares e preste atenção nas consoantes que vou destacar no Simple Present:

TraduçãoSimple PresentSimple Past – ED verbs
CozinharCookCooked
SurfarSurfSurfed
RirLaughLaughed
Estourar (champagne)PopPopped
BeijarKissKissed
DançarDanceDanced
Lavar (o carro)WashWashed
Assistir (TV / série)WatchWatched
Descansar / RelaxarRelaxRelaxed
Espumar (leite)FrothFrothed

Cada som ED tem uma regra. A primeira regra está em ambas as tabelas, a de cima e de baixo: quando os verbos, no presente, terminarem com as consoantes (ou com o som de) K, F, P, S, SH, CH, X ou TH, o ED desses verbos no passado terão som de “T”. Ou seja, ao ler os verbos no passado, o ED terá som de “T”. Veja a mesma tabela usada como exemplo, agora com a coluna “Pronúncia”. Ouça o áudio para você prestar atenção na pronúncia ED – T sound

Simple PresentSimple Past – ED verbsComo pronunciar o verbo no passado
CookCookedCôkt
SurfSurfedSãrft
LaughLaughedLéft
PopPoppedPópt
KissKissedKêst
DanceDancedDénst
WashWashedWasht
WatchWatchedWatcht
RelaxRelaxedReléxt
FrothFrothedFrótht

ATENÇÃO: Os verbos Laugh (rir) e Dance (dançar) não tem nenhuma das consoantes apresentadas para a regra da primeira pronúncia (K, F, P, S, SH, CH, X ou TH). Mas esses verbos tem o som de duas consoantes na lista:

  • Laugh – As consoantes GH tem som de F. Por isso temos que considerar o som, não somente a escrita
  • Dance – A consoante C tem som de S. Por isso temos que considerar o som, e não somente a escrita

A regra de ouro é: os verbos que terminam com ED terão som de T quando houver as consoantes (ou o som dessas consoantes) no final dos verbos: K, F, P, S, SH, CH, X ou TH.

O segundo som ED – D sound

A segunda regra do som ED é: qualquer consoante que não esteja na lista da primeira regra apresentada acima (K, F, P, S, SH, CH, X ou TH) – com exceção das letras T e D – terá som de “D”.

O verbo Travel (viajar) e Call (ligar) terminam com a consoante L. A consoante L não está na lista de consoantes da primeira regra apresentada. Por isso, ao conjugar esses verbos no passado, o ED terá som de D. Ou seja, a ela “e” não será pronunciada. Ouça o áudio abaixo com esses verbos e outros verbos com a pronúncia ED – D sound

Tradução do verboSimple PresentSimple PastComo pronunciar o verbo no passado
ViajarTravelTraveledTrévãld
LigarCallCalledCóld
ConfirmarConfirmConfirmedCãnfãrmd
LimparCleanCleanedClínd
EntreterEntertainEntertainedEnterteind
EntregarDeliverDeliveredDelêvãrd
UsarUseUsedÍuzd
AproveitarEnjoyEnjoyedEnjóid
PermitirAllowAllowedÃláud
Alisar (cabelo)SmoothSmoothedSmoothd

ATENÇÃO – Os verbos Use (usar) e Smooth (alisar – o cabelo, por exemplo) tem as consoantes S e TH no presente. E vimos que tanto a letra S quanto as letras TH pertencem a primeira regra, do som ED – T sound (K, F, P, S, SH, CH, X ou TH). Porém:

  • A letra S no verbo “Use” tem som de Z. É por essa questão que não podemos depender só da escrita de um verbo, mas do som dele para identificarmos qual regra seguir.
  • O TH é mais complexo, e depende de uma explicação mais detalhada. No caso do verbo “Smooth” (alisar), por conta da pronúncia do TH é que esse verbo tem som de D no passado. Para mais detalhes das duas pronúncias do TH, em breve vou criar um post com as 2 pronúncias do TH.

Comparação entre o primeiro e segundo som ED

A diferença do primeiro som ED – T sound e do segundo som ED – D sound é a maneira como pronunciamos o ED no final de verbos no Simple Past:

  • Para que o verbo ED tenha som de T, é preciso que o verbo termine, no Simple Present, com as seguintes consoantes (ou o som dessas consoantes): K, F, P, S, SH, CH, X ou TH. Na leitura e pronúncia, vamos ler o ED com som de T.
  • Para que o verbo ED tenha som de D, é preciso que o verbo termine, no Simple Present, com qualquer outra consoante (ou som de consoante) da primeira regra mostrada acima, com exceção das letras T e D. Ou seja, na hora de ler ou pronunciar verbos no passado seguindo essa regra, o E não será lido. Apenas a letra D.

O terceiro som ED – ID sound

A terceira regra do som do ED é justamente verbos que terminem com T ou D no presente. Para todos esses verbos, você pode ler os verbos do jeito que eles estão escritos. Ou seja, não há mudança na pronúncia do ED.

Tradução do verboSimple PresentSimple Past – ID sound
QuererWantWanted
Tirar o póDustDusted
ConvidarInviteInvited
ApreciarAppreciateAppreciated
Fazer downloadDownloadDownloaded
PrecisarNeedNeeded
DecidirDecideDecided
ExplodirExplodeExploded

Nessa terceira tabela apresentada, note que as consoantes T e D estão em destaque no Simple Present, e por isso estamos ignorando a vogal E no final de verbos como “invite”, “appreciate”, “decide” e “explode”.

As 03 pronúncias do ED – Vídeo Youtube

Para que você entenda melhor essa prática, assista o vídeo abaixo. Criei esse vídeo com o intuito de ensinar pronúncia aos meus alunos e também ajudá-los a praticar corretamente as três maneiras de pronunciar o ED.

Exercício – As 03 pronúncias ED

Simple Past
Punctuation